quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os brasileiros que vestem outra camisa na Copa do Mundo

Cerca de 10 jogadores nascidos no Brasil devem disputar a Copa 2010 por outra seleção
Aumentar Foto: Arte de Roberto Moura QVG
Erich Casagrande
erich.casagrande@querovergol.com.br
QUERO VER GOL



Disputar uma Copa do Mundo é o maior sonho de qualquer jogador de futebol. Desde pequeno, nas peladas entre amigos do bairro, a criança sonha em marcar um gol pela seleção nacional. Mas a vontade de disputar uma partida do maior evento esportivo do mundo é tão grande que muitas vezes o atleta abre mão de vestir a camiseta do seu país de origem para defender as cores de outra bandeira.  Com cada vez mais jogadores brasileiros de alto nível atuando no exterior, o número de jogadores do Brasil na Copa da África do Sul não se restringe somente aos 23 convocados de Dunga. Provavelmente 10 outros brasileiros estarão nos gramados do país africano, cinco a mais que na Copa da Alemanha.

A seleção mais brasileira depois do Brasil

No dia 25 de junho deste ano, a partida entre Brasil e Portugal, provavelmente terá 14 brasileiros em campo. Onze deles vestindo a camiseta verde e amarela e outros três com as cores de Portugal.  Deco, que recentemente declarou que há jogadores da seleção brasileira que “não fizeram a metade” do que ele fez no futebol, é brasileiro de São Bernardo do Campo/SP e se naturalizou português em 2003, após seis anos jogando no país ibérico. A sua estreia com a camisa lusa foi justamente em um amistoso contra o Brasil. Portugal venceu a partida por 2 a 1 com gols de Pauleta e do próprio Deco.

Além de Deco, o atacante Liédson e o zagueiro Pepe, ambos brasileiros naturalizados portugueses, devem estar na seleção mais brasileira da Copa, depois do Brasil é claro. Pepe, atualmente no Real Madrid, ainda é dúvida pois se recupera de lesão. Mas Liédson, artilheiro do Spoting de Lisboa é presença certa na seleção comandada pelo técnico Carlos Queiroz.

Amauri e Fabiano Santacroce

A Itália, tetra campeã do mundo em 2006, também terá brasileiros vestindo a camisa Azzurra. O Baiano Fabiano Santacroce, zagueiro do Napoli de apenas 22 anos é filho de mãe brasileira e pai italiano e já foi convocado por Marcelo Lippi durante as eliminatórias. Santacroce provavelmente será um dos escolhidos pelo técnico italiano.

Mas o nome que irá mesmo mexer com o Lippi será o do atacante Amauri, atualmente na Juventus. O brasileiro se naturalizou italiano há uma semana e já pode defender as cores da Itália. Por parte do jogador vontade de disputar a copa não falta, “ vamos ver o que vai acontecer. Agora que sou verdadeiramente italiano, se tiver essa oportunidade, serei o homem mais feliz do mundo” afirmou o atleta no dia em que retirou seu passaporte europeu. Lippi admitiu que o pode mesmo convocar o ítalobrasileiro para seleção principal, mas que não é nada certo.

Essa não será a primeira vez que um brasileiro irá defender a Azzurra. Em 1962, José João Altafini, o ‘ Mazzola’, disputou a Copa do Mundo com a camisa italiana após ter sido campeão pelo Brasil, quatro anos antes. Mazzola, nasceu em Piracicaba/SP, mas é neto de italianos e se transferiu para o país europeu quando foi contratado pelo Milan, em 1958.

Alemanha e Espanha também apostam em brasileiros

Além de Portugal e Itália, outras duas grandes seleções contam com um jogador brasileiro no elenco. Marcos Senna está mais do que garantido na seleção espanhola, campeã da Eurocopa 2008 e uma das favoritas ao titulo de 2010. O jogador nascido em São Paulo está na Espanha desde 2002 e já disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Fúria. Senna inclusive é o atual capitão do time comandado pelo técnico Vicente Del Bosque.

Claudemir Jerônimo Barreto, mais conhecido como Cacau, nasceu em Santo André /SP é atacante do Stuttgart da Alemanha. Quatro meses depois de se naturalizar alemão, em maio de 2009, foi convocado pela primeira vez pelo técnico Joachim Löw. Na sua segunda partida, contra os Emirados Árabes, o atacante deu duas assistências na goleada alemã de 7 a 2.

Três nomes para fechar a lista

Benny Feilhaber, de 25 anos, é um dos brasileiros que pode aparecer no mundial defendendo a seleção dos Estados Unidos. A sua estreia aconteceu justamente contra o Brasil, na final da Copa das Confederações de 2009. A seleção do Japão também deve levar um brasileiro entre seus convocados. Marcus Túlio Tanaka se transferiu para o país nipônico quando tinha 15 anos e é um dos zagueiros titulares. Outro jogador brasileiro cotado para disputar a Copa do Mundo por outra seleção é Leandro Augusto, que deve vestir a camiseta do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário